Olá gente, tudo bem?
Final de setembro e hoje vim falar sobre os livros que li neste mês. No total, foram quatro, sendo dois romances e dois romances policiais/suspenses.
1. História de Quem Foge e de Quem Fica - Elena Ferrante
O primeiro escolhido foi "História de Quem Foge e de Quem Fica", da autora de codinome Elena Ferrante. Este é o terceiro livro da Série Napolitana (já falei sobre o primeiro e o segundo) e estou lendo cada volume em um mês. Baixei o e-book gratuitamente na internet.
Sinopse: "No terceiro volume da série napolitana, Lenu e Lila partem para os embates da vida adulta. Numa sequência angustiante e sem espaço para a inocência de outrora, Elena Ferrante coloca o leitor no meio do turbilhão que se forma das amizades, das relações sociais e dos interesses individuais. História de quem foge e de quem fica é uma obra de arte a respeito do amor, da maternidade, da busca por justiça social e de como é transgressor ser mulher em um mundo comandado pelos homens."
Neste livro vemos a continuação das vidas de todos os personagens citados nos livros anteriores, embora a de alguns tenha permanecido em suspenso - espero que o quarto e último livro venha a elucidar melhor o que ocorreu com cada um. Nota-se claramente uma tensão durante todo o enredo e passei cada página esperando por uma "explosão". Há diversas passagens de atritos entre ideologias, conflitos resolvidos com violência, assassinatos e um acúmulo de suspeitos (estou curiosíssima para saber quem matou quem). Como a temática deste volume é mais adulta e séria, aborda-se assuntos como o fascismo e o comunismo, a exploração do trabalho dos operários nas fábricas, a vida conjugal e até ao feminismo, com menos romance do que o livro anterior. Lina e Lenu seguem como protagonistas, cada uma levando sua vida, ora juntas, ora separadas - até hoje não entendi bem sua amizade, que muitas vezes beira a obsessão, a competição, a inveja e o rancor. Por ser grande, achei a trama por vezes arrastada e um pouco cansativa, mas vários acontecimentos me surpreenderam, inclusive o final, e já estou louca para ler o próximo e finalizar a série.
Número de páginas: 416
Nota: 5/5
2. Sonhos em Flor - Estelle Laure
O segundo escolhido foi "Sonhos em Flor", da autora Estelle Laure. Ainda não conhecia seus livros, mas o enredo me interessou e consegui baixá-lo no Kindle gratuitamente.
Sinopse: "O que você faria ao acordar de um coma? Voltaria para a antiga realidade? Ou começaria algo novo? Eden Jones tem 17 anos e o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina. Então seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando. Mas o destino achou que isso não era o bastante. Eden passa por uma incrível experiência de quase morte, porém volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida. As alucinações com flores negras e com a garota em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador."
É um livro pequeno e de leitura rápida mas, sinceramente, não conseguiu me prender. Não é que seja ruim, mas achei o enredo meio confuso, com lapsos temporais, passagens fantasiosas, personagens sem o mínimo carisma, romances sem graça e conflitos pouco desenvolvidos. Ao acabar de ler, descobri que há um livro anterior que, imagino, explique melhor todo o contexto, mas não despertou o meu interesse. Enfim, tinha tudo para ser uma ótima história, mas não vi muito sentido e achei que faltou emoção.
Número de páginas: 272
Nota: 3/5
3. Um de Nós Está Mentindo - Karen McManus
O terceiro escolhido foi "Um de Nós Está Mentindo", da autora Karen McManus. Sempre fui louca para ler este livro e finalmente o encaixei entre minhas leituras. Baixei o e-book gratuitamente na internet.
Sinopse: "Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus."
O enredo começa um pouco devagar e tem algumas partes meio arrastadas mas, ainda assim, achei muito instigante. Amo quando apresentam vários suspeitos para um crime, ainda mais quando são mostrados os pontos de vista de cada um. Ao longo da história, passa-se a conhecer a vida e os segredos dos personagens, que são bem construídos e definitivamente possuem carisma. A trama é bem descrita e, apesar de ter previsto algumas coisas, confesso que não consegui desvendar o final, que foi surpreendente. Gostei!
Número de páginas: 384
Nota: 4/5
4. Uma Mulher no Escuro - Raphael Montes
O quarto escolhido foi "Uma Mulher no Escuro", do autor Raphael Montes. Já havia lido dois livros dele (O Vilarejo e Jantar Secreto) e gostei muito. Sem dúvidas, se tornou um dos meus autores nacionais favoritos, visto que seus livros conseguem me prender. Baixei o e-book gratuitamente na internet.
Sinopse: "Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro. Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado ― qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?"
Só posso dizer que é mais um suspense super bem construído do autor. De leitura fácil, fluida e instigante, adorei o enredo, e passei o tempo todo desconfiando de todos os personagens. À medida que a leitura vai avançando, os fatos vão ficando mais claros, principalmente em relação ao passado. Ele conseguiu me prender pois mantém o suspense até o final, apresentando várias reviravoltas e o considerei bem surpreendente. Por fim, não ficaram pontas soltas e, de um modo geral, me agradou muito. Recomendo!
Número de páginas: 256
Nota: 5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário