quinta-feira, 30 de julho de 2020

Leituras julho - 2020

Olá gente, tudo bem?

Julho acabando e hoje vim falar sobre os livros lidos neste mês. No total foram quatro, sendo um romance, dois romances policiais/suspense e um de poemas.


1. A Amiga Genial - Elena Ferrante


O primeiro escolhido foi "A Amiga Genial", da autora de codinome Elena Ferrante. Sempre quis lê-lo por ter ouvido muitos elogios sobre, e ele faz parte de uma série com 4 livros - pretendo ler um a cada mês. Baixei o e-book gratuitamente na internet.

Sinopse: "A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, A amiga genial, é narrado pela personagem Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo o medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella. As duas seguem caminhos diferentes. Elena se dedica à escola e Raffaella se une ao irmão Rino para convencer seu pai a modernizar sua loja. Com a chegada da adolescência, as duas começam a chamar a atenção dos rapazes da vizinhança. Outras preocupações tornam-se parte da rotina: ser reconhecida pela beleza, conseguir um namorado, manter-se virgem até encontrar um bom candidato a marido."

Neste primeiro livro, o enredo é voltado para a infância e adolescência de duas amigas, então achei um pouco parado e com muita enrolação... Sem contar na enorme quantidade de personagens. Entendo que tinha que ter uma ambientação e uma exposição sobre cada uma mas, apesar de ter sido bem escrito, acabou tornando-o cansativo. Foram muitos capítulos até acontecer algo que realmente chamasse a minha atenção. A relação entre as duas é estranha, passando pela admiração, pelo distanciamento e até pela inveja - espero que os livros restantes solidifiquem mais a amizade e apresentem um pouco mais de propósito. O final foi surpreendente, mas ficou em aberto e sua continuação deve explicar os fatos.

Número de páginas: 336

Nota: 4/5


2. Até o Fim - Harlan Coben


O segundo escolhido foi "Até o Fim", do autor Harlan Coben. Já havia lido alguns livros dele e, por ter gostado bastante, fiz uma lista com vários que queria ler e este era um deles. Então, aproveitando uma promoção no Kindle, o comprei por R$6,21.

Sinopse: "Uma noite trágica. Uma vida inteira de segredos. O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa. Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista. As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa. Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar."

Primeiramente preciso dizer que amei a sinopse, pois é bem no estilo que eu gosto, com mistério, vários suspeitos e investigações. O enredo começa bem, com bastante suspense, mas achei que ele se perde um pouco do meio para o final. Cada beco sem saída a que o protagonista chegava, levava a mais enrolação. Por isso, o final acabou ficando muito corrido e as explicações não me convenceram. Definitivamente não é o melhor do autor. No mais, é um bom entretenimento.

Número de páginas: 272

Nota: 4/5


3. A Cova da Minha Irmã - Robert Dugoni


O terceiro escolhido foi "A Cova da Minha Irmã", do autor Robert Dugoni. Não o conhecia mas foi lançado há pouco tempo e a sinopse me interessou muito, ainda mais depois de ter lido elogios sobre ele. Baixei o e-book gratuitamente na internet.

Sinopse: "Eles achavam que tudo tinha sido enterrado no passado. Até que os ossos apareceram… Tracy Crosswhite passou vinte anos questionando os fatos em torno do desaparecimento de sua irmã Sarah e do julgamento por assassinato, logo em seguida. Ela não acredita que Edmund House - um estuprador convicto e o homem acusado pelo assassinato de Sarah - seja o culpado. Motivada pela oportunidade de obter justiça de verdade, Tracy tornou-se uma detetive de homicídios da polícia de Seattle e dedicou sua vida para encontrar assassinos. Quando os restos mortais de Sarah são finalmente descobertos perto da sua cidade natal, Tracy está determinada a obter as respostas que sempre buscou. Enquanto procura pelo verdadeiro assassino, ela desvenda segredos obscuros, guardados há muito tempo, que mudarão para sempre sua relação com o passado - e abrem a porta para um perigo mortal."

Gostei da escrita do autor, que é fluida, instigante e conseguiu me prender. O enredo começa bem e consegue se manter assim até o final, apesar de ter um pouco de enrolação. Os personagens têm personalidade e carisma, criando comoção com suas histórias e ações (me lembrou um pouco os livros da Karin Slaughter). Com muita investigação, vários suspeitos, cenas fortes e um pouco de romance e drama, achei muito bom! Única coisa que senti falta foi o fechamento do outro caso em andamento (sou curiosa, kkkk). O final foi bem surpreendente, com muitas reviravoltas e concentrou toda a ação do livro. Recomendo!

Número de páginas: 388

Nota: 5/5


4. Tudo o que Eu Colori no Céu da Sua Boca - Paulo Narley


O quarto escolhido foi "Tudo o que Eu Colori no Céu da Sua Boca", do autor Paulo Narley. Ainda não o conhecia mas, navegando no site da Amazon achei ele e a sinopse me interessou. Baixei o e-book gratuitamente no Kindle.

Sinopse: "Escrever é um modo de ser no mundo e encontrar um lugar de pertencimento. É uma tentativa de organizar a bagunça que existe dentro de nós. É sobre isso que o livro trata. Sobre se encontrar e se entender. O que coloco nos versos é aquilo que está dentro de mim. Alguns, muitos deles, são autobiográficos, vieram a mim por meio do meu caminhar no dia a dia; já outros, estão atravessados por experiências de amigos. Porém, todos tentam retratar essa incansável busca por alguma coisa. E, principalmente, é um livro sobre amor, nas suas mais diversas formas e manifestações."

Não sou a melhor entendedora de poemas/poesias, mas achei todos de fácil compreensão. O autor possui uma escrita bem fluida e agradável de se ler. Além de poemas, o livro também possui pequenos textos, todos relacionados a temas como amor, abandono, dores, relacionamentos, ou seja, sentimentos em geral. Achei leve, mas ao mesmo tempo reflexivo e com grande carga emocional. Gostei muito!

Número de páginas: 91

Nota: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário