quarta-feira, 29 de abril de 2020

Leituras abril - 2020

Olá gente, tudo bem?

Aproveitei o mês de abril para adiantar minhas leituras, conhecer novos autores e finalmente ler alguns livros que estavam encalhados no meu Kindle há muito tempo. No total, foram cinco, sendo dois romances e três romances policiais/suspense/terror. 


1. O Vilarejo - Raphael Montes


O primeiro escolhido foi "O Vilarejo", do autor Raphael Montes (sim, livro nacional!). Sempre ouvi falar super bem sobre os livros dele e finalmente pude conhecer. Este e-book estava disponível gratuitamente na Amazon mês passado.

Sinopse: "Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão."

É um livro pequeno, com sete contos de suspense/terror, relacionados aos sete pecados capitais - todos são sinistros e alguns achei bem pesados, mostrando o pior do ser humano. Embora possam ser lidos em qualquer ordem, gostei de ter lido na ordem dos capítulos, visto que o último possui mais explicações. Ele é ilustrado, bem escrito, com leitura simples e fluida - tanto que o li todo em menos de 2 horas.  Os enredos são interligados inteligentemente e de maneira surpreendente, sem pontas soltas ao final. Adorei! Diferenciado e instigante! Com certeza irei adquirir outros livros do autor.

Número de páginas: 96

Nota: 5/5



2. Verity - Colleen Hoover


O segundo escolhido foi "Verity", da autora Colleen Hoover. Estava louca para ler este livro e o comprei na Americanas, por R$27,99. Logo que chegou aqui em casa, fui correndo ler, afinal, adoro os livros dela e estava curiosíssima sobre este thriller.

Sinopse: "O amor é capaz de superar a pior das verdades? Verity Crawford é a autora best-seller por trás de uma série de sucesso. Ela está no auge de sua carreira, aclamada pela crítica e pelo público, no entanto, um súbito e terrível acidente acaba interrompendo suas atividades, deixando-a sem condições de concluir a história. e é nessa complexa circunstância que surge Lowen Ashleigh, uma escritora à beira da falência convidada a escrever, sob um pseudônimo, os três livros restantes da já consolidada série. Para que consiga entender melhor o processo criativo de Verity com relação aos livros publicados e, ainda, tentar descobrir seus possíveis planos para os próximos, Lowen decide passar alguns s na casa dos Crawford, imersa no caótico escritório de Verity – e, lá, encontra uma espécie de autobiografia onde a escritora narra os fatos acontecidos deSDe o em que conhece Jeremy, seu marido, até os instantes imetamente anteriores a seu acidente – incluindo sua perspectiva sobre as tragés ocorridas às filhas do casal. Quanto mais o tempo passa, mais Lowen se percebe envolvida em uma confusa rede de mentiras e segredos, e, lentamente, adquire sua própria posição no jogo psicológico que rodeia aquela casa. Emocional e fisicamente atraída por Jeremy, ela precisa decidir: expor uma versão que nem ele conhece sobre a própria esposa ou manter o sigilo dos escritos de Verity?"

Definitivamente um livro instigante e assustador, com personagens odiosos, estranhos e suspeitos, bem diferente dos outros escritos pela autora. O enredo é um pouco previsível, mas com muitas reviravoltas e boas surpresas. Algumas passagens são muito difíceis de se ler por serem muito chocantes e violentas. O final ficou meio em aberto e eu fiquei sem saber o que era verdade ou não, com várias teorias na cabeça. De leitura fácil, é simplesmente impossível de largar. Gostei demais! Suspense psicológico perturbador!

Número de páginas: 320

Nota: 5/5



3. Lendo de Cabeça para Baixo - Jo Platt


O terceiro escolhido foi "Lendo de Cabeça para Baixo", da autora Jo Platt. Após ler os dois livros acima, queria algo mais leve para relaxar e me divertir, então optei por este, que sempre quis ler e estava gratuito na Amazon mês passado.

Sinopse: "Abandonada no altar, Rosalind Shaw resolveu dar a volta por cima e se recuperar deste golpe que abalou sua vida pessoal. Ros, por sugestão do amigo Tom, resolve deixar o centro da cidade e começar uma vida nova na pequena St. Albans, onde se torna coproprietária de uma loja de livros usados e antigos. Nesse cenário, trabalhando na companhia de três novos amigos — o introspectivo sócio intelectual Andrew, a atraente e impecável ex-contadora Georgina e Joan, uma solteirona linguaruda —, ela tenta voltar a ser a pessoa que sempre foi: feliz, confiante e divertida. Quando tudo parece entrar nos eixos, Ros recebe a visita de seu vizinho Daniel, um tipo barbudo e desgrenhado, que bate à sua porta com um buquê de flores, um sorriso nervoso e novidades nada agradáveis..."

O enredo é leve, com personagens cativantes e passagens divertidas. Ele começa meio devagar, o que confesso ter me desanimado um pouco a princípio, mas vai melhorando com o passar dos capítulos, ficando gostoso de ler. O final é previsível, mas considerei uma historia agradável e uma boa leitura. Só gostaria de saber um pouco mais sobre os personagens secundários - algumas coisas sobre eles são ditas, mas sem muitos aprofundamentos. 

Número de páginas: 293

Nota: 5/5



4. A Garota-Corvo - Erik Axl Sund


O quarto escolhido foi "A Garota-Corvo", de dois autores com codinome Erik Axl Sund. Sempre fui louca para lê-lo e, aproveitando uma promoção do Kindle, acabei o comprando em 2017, por R$8,48. Não sei o porquê, mas desde então, fui adiando sua leitura - até que este mês decidi parar de enrolar e o peguei para ler. Aleluia!

Sinopse: "Tudo começa em um parque da cidade de Estocolmo, onde o corpo de um menino é encontrado. A detetive Jeanette Kihlberg lidera a investigação, lutando contra um promotor apático e uma força policial burocrática que não quer dedicar recursos para resolver o assassinato de uma criança imigrante. Todavia, com a descoberta dos cadáveres mutilados de mais duas crianças, fica claro que um serial killer está à solta. A superintendente Kihlberg procura a psicóloga Sofia Zetterlund, uma especialista em recuperar crianças que sofreram violência, e as vidas das duas mulheres se entrelaçam de forma quase instantânea - profissional e pessoalmente. À medida que se aproximam da verdade sobre os assassinatos, as duas vão aos poucos perceber que os crimes escondem um mal subterrâneo que parece abraçar toda sociedade sueca."

Após comprá-lo, fiquei sabendo que são 3 livros que a editora resolveu publicar como um só aqui no Brasil. O que fez total sentido, visto que o enredo é o mesmo e cada parte ficaria sem final se fossem separados. Em contrapartida, a organização dele é muito confusa e desconexa - não há capítulos demarcados, apenas partes e fragmentos, mesclando pontos de vista de vários personagens em diferentes épocas. Além disso, ele conta com uma gama enorme de personagens e locais (tive que anotar cada um porque os nomes são muito difíceis, senão iria confundir). Quanto ao enredo, achei muito bom, embora possua passagens bem pesadas e muita enrolação. O trabalho policial foi bem ruim - me pareceu que ficou somente em círculos, sem progredir -, com vários crimes se misturando e achei que ficaram muitas pontas soltas, faltando explicações. Enfim, é um bom livro, cheio de reviravoltas surpreendentes, mas com algumas falhas e um pouco cansativo. 

Número de páginas: 584

Nota: 4/5



5. 99 Dias: 1 Complicado Amor de Verão - Katie Cotugno


O quinto escolhido foi "99 Dias: 1 Complicado Amor de Verão", da autora Katie Cotugno. Nunca tinha ouvido falar, mas acabei conseguindo ele de graça no Kindle e, como queria ler algo mais leve, optei por ele.

Sinopse: "Será que um erro pode definir quem você é? Molly Barlow traiu seu namorado. Com o irmão dele. E a mãe dela fez o favor de escrever um livro contando a sua história, que deveria ser um segredo entre elas. Um livro que se tornou um bestseller, e que virou a vida de Molly de cabeça para baixo. Para fugir da espiral de ódio e fofoca que suscitou em Star Lake, a garota decide viver um ano fora, num internato. Mas quando volta à cidade no verão, para passar os 99 dias que faltam até entrar para a faculdade, ela tem que acertar as contas com aqueles que lhe fizeram mal e tentar resgatar os laços com quem era especial para ela."

Confesso que comecei a ler sem muitas expectativas e ele até me surpreendeu - me lembrou um pouco o estilo do filme "A Barraca do Beijo". É uma leitura leve, envolvente, fluida, rápida, e impossível de largar - estava louca para saber como terminaria tanta confusão em que a protagonista se envolveu. Infelizmente, o final foi um pouco decepcionante e diferente do que eu esperava, mas vi pelo Skoob que ele possui continuação - ainda não foi lançada no Brasil. No mais, um livro gostoso de ler, cheio de reviravoltas, mas com algumas falhas. 

Número de páginas: 384

Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário