sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Leituras de novembro - 2018

Olá gente, tudo bem?

Hoje vim falar sobre os livros que li em novembro - ao todo foram cinco, sendo dois de romance e três romances policiais/suspenses. 

1. Mil Beijos de Garoto - Tillie Cole


O primeiro escolhido foi Mil Beijos de Garoto, da autora Tillie Cole. Sempre ouvi falar super bem sobre este livro e era louca para lê-lo. Consegui o mesmo emprestado no Kindle Unlimited.

O mesmo se trata de um romance entre Poppy e Rune - os capítulos são alternados entre eles. Rune é norueguês e, quando criança, se mudou para os EUA, se tornando vizinho e melhor amigo de Poppy. Após anos de convivência, eles não se desgrudam e começam a namorar, até que ambos são afastados um do outro. Durante este tempo, muitas coisas acontecem na vida de cada um, causando tanto mudanças físicas quanto psicológicas. Porém, ao se reencontrarem, eles têm muito a ensinar um ao outro. 

Achei o livro muito bom, embora um pouco devagar (algo comum em livros de romance) e bem dramático... repleto de clichês, mas conseguiu me fazer chorar algumas vezes. Enfim, recomendo a leitura para quem é fã do gênero.

Número de páginas: 400

Nota: 4/5 (muito bom, apesar de não fugir de clichês e ser meio parado). 



2. Lugares Escuros - Gillian Flynn


O segundo escolhido foi Lugares Escuros, da autora Gillian Flynn. Sempre quis ler este livro, ainda mais quando ouvi dizer que era melhor do que Objetos Cortantes. Consegui baixar o e-book de graça na internet.

A protagonista é Libby Day, 31 anos, cuja família foi assassinada há 24 anos, e que vive sozinha, com o dinheiro de doações devido à grande repercussão do caso. A narrativa é dividida entre presente e passado, mesclando capítulos entre seu irmão Ben - que foi considerado culpado pelas mortes -, e Patty, sua mãe. Libby é procurada por um grupo de pessoas que acreditam que seu irmão é inocente, e por isso resolve pesquisar sobre o que realmente ocorreu, em troca de dinheiro.

Achei o enredo meio devagar, os flashs do passado vão acrescentando novos fatos bem aos poucos. Os personagens são estranhos, algumas passagens são muito pesadas e outras extremamente entediantes, o que me causou certo cansaço - até paralisei a leitura e passei outro livro na frente. Enfim, resolvi terminá-lo, e o final me decepcionou. Agora é ver se Garota Exemplar me agrada mais.

Número de páginas: 352

Nota: 3/5 (não é que seja ruim, apenas cansativo e o final decepcionante).



3. Gélido - Tess Gerritsen


O terceiro escolhido foi Gélido, da autora Tess Gerritsen. Continuando a ler toda a sequência de livros da série Rizzoli e Isles, este é o oitavo livro. Consegui pegar o e-book emprestado pelo Kindle Unlimited. 

Mais uma vez o enredo é focado em Maura Isles. Chateada com o rumo de seu relacionamento com o padre Daniel Brophy, ela vai para um congresso de medicina em outra cidade e acaba reencontrando um ex-colega da faculdade. Muito entusiasmado, ele a convida para fazer uma viagem com ele, sua filha, e um casal de amigos, para poderem se aventurar e esquiar na neve. Ela aceita, mas durante a viagem acabam se acidentando e indo parar em Kingdom Come, uma pequena vila aparentemente abandonada. A partir daí, eles ficam ilhados, sem transporte, sem saber como buscar ajuda, e eventos estranhos começam a acontecer. Ao se dar conta de seu sumiço, Jane viaja até o hotel a procurando, mas ninguém oferece grande ajuda. 

O livro começa sensacional, tanto que eu não conseguia parar de ler... um clima de mistério e suspense que me prendeu. No entanto, a medida que fui chegando à metade do livro, senti que a qualidade foi caindo e que o enredo estagnou... não acontece muita coisa, Rizzoli está muito devagar, e os fatos começam a ser atropelados sem explicação. O final é mais ou menos, a explicação é boa, mas ainda acho que faltou algo mais chocante.

Número de páginas: 368

Nota: 4/5 (poderia ter sido um dos melhores, mas achei que se perdeu no meio do caminho).



4. Procura-se um Marido - Carina Rissi


O quarto escolhido foi Procura-se um Marido, da autora Carina Rissi. Nunca havia lido nada da autora, mas como os livros dela são super elogiados e até comparados aos de Sophie Kinsella, peguei este emprestado no Kindle Unlimited.

O enredo gira em torno de Alicia, que sempre foi mimada pelo seu rico avô Narciso e, por isso, só quer saber de curtir a vida e se meter em confusão. Então ele, sabendo que está doente e cansado de sua falta de limites, elabora um testamento barrando seu direito a herança até que ela se case, se tornando responsável e trabalhadora. Após a morte dele, Alicia vê sua casa sendo invadida por Clóvis, advogado de seu avô e o curador de sua herança, e, decidida a não receber ordens, se muda para a casa de sua melhor amiga Mari, e começa a trabalhar em uma de suas empresas, como auxiliar de secretária - fazendo tudo errado e ganhando muito pouco. Cansada dessa nova vida, ela resolve colocar um anúncio no jornal, procurando um marido de fachada, apenas para conseguir reaver sua herança. Mas como é de se imaginar, acaba aparecendo alguém muito interessante, mas inacessível. 

Achei o livro leve, divertido, e gostei bastante. Talvez tenha faltado um pouco mais de surpresas - o enredo é um pouco clichê, mas a leitura valeu a pena. Consegui ler rapidinho e pretendo comprar outros livros da autora.

Número de páginas: 476

Nota: 4/5 (bem legal!)



5. O Sorriso da Hiena - Gustavo Ávila


O quinto escolhido foi O Sorriso da Hiena, do autor Gustavo Ávila. Nunca havia lido nada do autor, mas ouvi falar super bem deste livro e consegui baixá-lo gratuitamente para o Kindle.

O detetive Artur está encarregado de um caso em que vários homicídios vêm ocorrendo: o assassino escolhe casais que tenham um filho de 8 anos e os mata em frente à criança. Ciente do caso e disposto a acompanhar essas crianças como psicólogo, William acaba sendo procurado pelo assassino, que propõe a ele a oportunidade de saber das mortes que ainda vão ocorrer e a chance de, por meio do tratamento destas crianças, finalizar a sua tese que ficou em aberto. Então William deve escolher entre ajudar a polícia ou ajudar a si mesmo.

O livro é pequeno e achei que faltaram muitas explicações. O ritmo é muito rápido, os fatos se sobrepõem e, ao terminar de ler, fiquei decepcionada. A polícia é muito ruim de serviço, os personagens são muito superficiais, o desenrolar é meio sem nexo (não há motivações) e o final surpreendente que eu esperava ficou só na imaginação.

Número de páginas: 266

Nota: 3/5 (o autor escreve bem, mas o livro não me empolgou).


Nenhum comentário:

Postar um comentário