segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Leituras Janeiro - 2022

Olá gente, tudo bem?

Janeiro acabando e vim falar sobre os livros que li este mês. No total, foram três, sendo um terror/suspense, um romance policial e um romance. 

1. A Estrada da Noite - Joe Hill


O primeiro escolhido foi "A Estrada da Noite", do autor Joe Hill. Tinha este livro na minha estante há anos e finalmente resolvi ler para conhecer a escrita do autor.

Sinopse: "Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. "Vou 'vender' o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..." Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um. Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora. O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude. Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece."

O enredo começa interessante e tem uma boa proposta, com acontecimentos sobrenaturais. No entanto, achei que os personagens não possuem muito carisma: são bem apáticos ou pouco desenvolvidos. Conseguiu me entreter, apesar de alguns trechos serem um pouco arrastados e o "clímax" demorar a acontecer. Algumas partes são pesadas e apresentam bastante violência. O final me agradou, embora algumas mortes eu tenha achado desnecessárias. Sempre ouvi falar bem sobre ele e estava com altas expectativas... Gostei, mas não amei. Pretendo ler mais livros do autor. 

Número de páginas: 256

Nota: 4/5


2. O Casamento - Victor Bonini


O segundo escolhido foi "O Casamento", do autor Victor Bonini (livro nacional!). Consegui o e-book no aplicativo Skeelo, gratuitamente. Gostei bastante dos outros livros dele que li, e este foi o meu terceiro.

Sinopse: "Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: Não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer..."

O enredo é instigante e conta com bons personagens (embora sejam muitos e alguns possuam falas bem detestáveis). Com muitos suspeitos, me deixou super curiosa sobre quem seria o assassino... Achei que tinha descoberto quem era, mas o autor conseguiu me surpreender e gostei muito do final, apesar de algumas pontas terem ficado soltas. Poderia ter menos páginas - tiveram partes bem paradas e arrastadas, além de o detetive estar meio devagar e receoso neste livro. No geral, achei muito bom!

Número de páginas: 368

Nota: 4/5


3. Confesse - Colleen Hoover 


O terceiro escolhido foi "Confesse", da autora Colleen Hoover. Amo os livros dela e este estava na minha wishlist há anos... Nem acredito que finalmente o li. Baixei o e-book gratuitamente na internet.

Sinopse: "Auburn Reed perdeu tudo que era importante para ela. Na luta para reconstruir a vida destruída, ela se mantém focada em seus objetivos e não pode cometer nenhum erro. Mas ao entrar num estúdio de arte em Dallas à procura de emprego, Auburn não esperava encontrar o enigmático Owen Gentry, que lhe desperta uma intensa atração.Pela primeira vez, Auburn se vê correndo riscos e deixa o coração falar mais alto, até descobrir que Owen está encobrindo um enorme segredo. A importância do passado do artista ameaça acabar com tudo que Auburn mais ama, e a única maneira de reconstituir sua vida é mantendo Owen afastado."

O livro conseguiu me entreter e o li rapidamente. Gostei dos personagens e os capítulos são narrados alternadamente entre os protagonistas, tornando tudo mais dinâmico e arrebatador. O tempo todo é sugerido um elo entre eles no passado, mas eu esperava mais do "segredo"... ficou somente subentendido e pouco explicado. Confesso que achei a paixão muito rápida, com drama demais, e o principal: sem diálogo. A autora poderia ter trabalhado mais com as confissões, o que deveria ter sido o ponto alto do enredo. Algumas partes são bem paradas e não acontece quase nada, por isso tive a impressão de que o final foi muito corrido, com tudo se resolvendo rapidamente (juro, tudo aconteceu em 98% do livro). É bom, mas não achei que é o melhor da autora. 

*Algo importante a ressaltar é que o livro físico possui imagens dos quadros, enriquecendo a leitura. Na versão gratuita online não tinha, e achei que isso prejudicou um pouco em relação a alguns entendimentos. 

Número de páginas: 320

Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário