domingo, 3 de agosto de 2025

Leituras Julho - 2025

Olá gente, tudo bem?

Julho acabou e finalmente vim falar sobre os livros que li neste mês. Ao todo, foram dois, sendo ambos romances.

1. Um Experimento de Amor em Nova York - Elena Armas


O primeiro escolhido foi "Um Experimento de Amor em Nova York", da autora Elena Armas. Nunca havia lido nada dela, mas sempre tive vontade. Assim, acabei pegando o e-book emprestado pelo Kindle Unlimited, e logo o encaixei nas minhas leituras do mês.

Sinopse: "Depois de largar o emprego como engenheira para focar em sua carreira como autora de romances, Rosie Graham se vê presa em um bloqueio criativo e não consegue escrever uma única palavra do livro novo que precisa entregar à editora. Como se não bastasse, seu teto desaba em sua cabeça. Literalmente. Desesperada, Rosie decide se abrigar na casa de Lina, sua melhor amiga, que está fora da cidade. O que ela não sabe é que Lina já havia prometido emprestar o apartamento para o primo, Lucas, o crush secreto de Rosie, que ela vem stalkeando há meses pela internet. A princípio o lugar parece pequeno demais para os dois, mas Lucas sugere que eles o dividam até que ela possa voltar para casa. E, assim que fica sabendo sobre o bloqueio criativo, ele resolve levá-la em uma série de encontros de mentira para trazer de volta sua inspiração romântica e ajudá-la a entregar o livro no prazo. Rosie acha que não tem nada a perder com o experimento, já que a estadia dele em Nova York tem data para acabar. Mas quando Lucas começa a agir como um dos protagonistas dos romances dela – um que, em vez de uma armadura brilhante, usa só uma toalha em volta da cintura, tem um sorriso lindo, um sotaque irresistível e ainda sabe cozinhar –, seis semanas começam a parecer um tempo longo demais para manter a atração por ele sob controle."

Um romance para quem gosta de clichês. O enredo é leve, divertido e instigante, mas é extremamente longo e enrolado - só acontece algo de interessante por volta de 70% da leitura. Cada vez que parecia que ia desenrolar, algo surgia para atrapalhar. Assim, confesso que demorei quase um mês para conseguir finalizá-lo. Tirando isto, os personagens são bem desenvolvidos e amei os protagonistas. Os capítulos são mesclados entre eles, o que tornou a leitura mais interessante. É importante ressaltar que possui diversas cenas "hot". O final me agradou e foi o esperado (chorei litros, kkkk). Recomendo para quem gosta do gênero.

Número de páginas: 400

Nota: 4/5


2. A Hora da Estrela - Clarice Lispector


O segundo escolhido foi "A Hora da Estrela", da autora Clarice Lispector. Nunca havia lido nada dela (juro!), então acabei comprando este e-book, que estava em promoção, por R$10,00, no Prime Day, e logo o encaixei nas minhas leituras do mês. 

Sinopse: "A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera."

Um livro diferenciado! O enredo começa de forma devagar e repetitiva (mesmo sendo um livro curto), mas valeu a pena ter continuado. É triste, sensível e revoltante, ainda mais por abordar, nas entrelinhas, temas impactantes como a pobreza e a desigualdade social. O final me chocou, embora tenha sido o esperado. Gostei muito e planejo ler outras obras da autora.

Número de páginas: 88

Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário