Olá gente, tudo bem?
Último dia de fevereiro e vim falar sobre os livros que li neste mês. Ao todo foram quatro, sendo três romances policiais/suspenses e um romance, dando continuidade a duas séries que comecei mês passado (Millennium e Os Bridgertons).
1. Bom Dia, Verônica - Andrea Killmore
O primeiro escolhido foi "Bom Dia, Verônica", da autora de codinome Andrea Killmore. Quando descobri que um dos autores era o Raphael Montes, decidi que não poderia deixar de ler e baixei o e-book na internet. Fiquei ainda mais curiosa quando vi o lançamento da série, baseada no livro, na Netflix, então, logo encaixei nas leituras do mês.
Sinopse: "A rotina da escrivã de polícia Verônica Torres era pacata, burocrática e repleta de sonhos interrompidos até aquela manhã. Um abismo se abre diante de seus pés de uma hora para outra quando, na mesma semana, ela presencia um suicídio inesperado e recebe a ligação anônima de uma mulher clamando por sua vida. Verônica sente um verdadeiro calafrio, mas abraça a oportunidade de mostrar suas habilidades investigativas e decide mergulhar sozinha nos dois casos. Um turbilhão de acontecimentos inesperados é desencadeado e a levam a um encontro com lado mais sombrio do coração humano."
Eu adorei o livro! Bem escrito, com leitura dinâmica e fluida, nada cansativa, foi impossível largar - tanto que o li em poucos dias. Em relação ao enredo, é simplesmente aterrorizante e muito perturbador. É cheio de mistérios, cenas pesadas e violentas, que conseguiram me deixar desesperada, com muita agonia e raiva. Os personagens são bem construídos e detestáveis, e a detetive principal foge de qualquer coisa que eu já tenha lido - cometeu muitos deslizes mas, também posso dizer que acertou em alguns pontos. Certas passagens achei que não foram muito bem explicadas e ficaram algumas pontas soltas, o que me deixou um pouco frustrada. No mais, é surpreendente do início ao fim! Gostei muito e recomendo demais! Comecei a ver a série esses dias e, mesmo com várias adaptações no roteiro, estou gostando bastante.
Número de páginas: 305
Nota: 4/5
2. A Menina que Brincava com Fogo - Stieg Larsson
Sinopse: "Lisbeth Salander é acusada de triplo assassinato, e a polícia está em seu encalço. A jovem hacker é esquiva, egoísta e pode ser muito violenta quando provocada. Mikael Blomkvist, editor-chefe da revista Millennium, sabe muito bem disso. Mas, ao contrário do restante da imprensa, que não se acanha em crucificá-la, ele acredita na inocência da moça. Para ele, os homicídios relacionam-se a uma série de reportagens que a Millennium pretendia publicar sobre o tráfico de mulheres provenientes do Leste Europeu. Um esquema de corrupção cujos tentáculos alcançam promotores, juízes, policiais e jornalistas. Lisbeth livrou Mikael da morte dois anos antes. Agora ele tem como retribuir."
Bem escrito, com um enredo muito bom e eletrizante. Porém, me incomodou o fato de ter muita enrolação e passagens totalmente desnecessárias que não influenciaram em nada a trama (um exemplo é o seu início, que eu estava adorando e, de repente, mudou o foco, sem explicação alguma). Assim, além do livro ser enorme, parecia que não ia acabar nunca, e demorei para conseguir finalizar. Eu, ansiosa por entender melhor todas as complicações do enredo, que tinha, no mínimo, uns cinquenta personagens, só fui obtê-las quase ao final, que foi quando teve mais ação e tudo fez sentido. Um ponto muito positivo foi o fato de apresentar mais informações em relação ao passado da Lisbeth. Enfim, terminou um pouco "em aberto", com algumas surpresas, mas fez valer a pena toda a leitura!
Número de páginas: 608
Nota: 4/5
3. O Visconde que Me Amava - Julia Quinn
Sinopse: "A temporada de bailes e festas de 1814 acaba de começar em Londres. Como de costume, as mães ambiciosas já estão ávidas por encontrar um marido adequado para suas filhas. Ao que tudo indica, o solteiro mais cobiçado do ano será Anthony Bridgerton, um visconde charmoso, elegante e muito rico que, contrariando as probabilidades, resolve dar um basta na rotina de libertino e arranjar uma noiva. Logo ele decide que Edwina Sheffield, a debutante mais linda da estação, é a candidata ideal. Mas, para levá-la ao altar, primeiro terá que convencer Kate, a irmã mais velha da jovem, de que merece se casar com ela. Não será uma tarefa fácil, porque Kate não acredita que ex-libertinos possam se transformar em bons maridos e não deixará Edwina cair nas garras dele. Enquanto faz de tudo para afastá-lo da irmã, Kate descobre que o visconde devasso é também um homem honesto e gentil. Ao mesmo tempo, Anthony começa a sonhar com ela, apesar de achá-la a criatura mais intrometida e irritante que já pisou nos salões de Londres. Aos poucos, os dois percebem que essa centelha de desejo pode ser mais do que uma simples atração."
É um bom livro e me agradou. Possui escrita simples e de fácil compreensão, com muitas cenas leves e divertidas, tornando sua leitura agradável e rápida. Não posso dizer que é super surpreendente ou que tem muita ação, ainda mais por se tratar de um romance (de época!) e ser bem previsível, assim como o primeiro. Gostei dos novos personagens, que são bem construídos, e fiquei feliz que outros tenham voltado a aparecer, e também do enredo, ainda que não tenha entendido muito bem as "neuras" do protagonista. O final era o esperado, sem muitas surpresas, e pretendo continuar lendo os outros volumes da série.
Número de páginas: 304
Nota: 5/5
4. Trabalhos Ocultos - Cláudia Lemes
O quarto escolhido foi "Trabalhos Ocultos", da autora Cláudia Lemes (sim, mais um nacional!). Sempre quis ler algum livro dela, e resolvi começar por este, de contos, visto que era o menor e daria tempo de completar a leitura ainda este mês. Comprei o e-book na Amazon, por R$1,99.
Sinopse: "Alguns contos vão parar em antologias, outros ficam na gaveta. Desses últimos, selecionei quatro contos e uma novela que abrangem vários espectros do suspense e terror, desde o mais Hitchcockiano ao puro e manjado estilo slasher. É um trabalho paralelo e sem pretensões, para aqueles que gostam de boas histórias de ninar. Divirtam-se."
O livro contém quatro contos e uma novela, todos com temas dos gêneros policial/suspense/terror. Comecei ansiosa e confesso que me frustrei um pouco - correndo o risco de parecer muito burra, não entendi os dois primeiros contos, kkkkkk. Achei que começaram bem mas, eu simplesmente não compreendi a lógica ao final. Juro! O terceiro me agradou e, no quarto, não vi muito sentido. A novela, que é um pouco maior, também me agradou, bem na "vibe" dos filmes de terror antigos. Enfim, sua leitura valeu mais ou menos a pena, mas não desisti e comprei mais um livro da autora para ler nos próximos meses!
Número de páginas: 80
Nota: 3/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário