sábado, 31 de outubro de 2020

Leituras outubro - 2020

Olá gente, tudo bem?

Outubro acabando e hoje vim falar sobre os livros que li neste mês. Acabei me enrolando com minha programação de leitura e com os horários, conseguindo ler apenas três, sendo um romance policial/suspense e dois romances. 

1. História da Menina Perdida - Elena Ferrante


O primeiro escolhido foi "História da Menina Perdida", da autora de codinome Elena Ferrante. Ele faz parte de uma série com quatro livros e eu estava lendo um a cada mês, sendo este o último. Estava curiosa e ansiosa para saber o final, e me sinto super feliz de ter conseguido terminar de ler essa tetralogia. Baixei o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "No quarto e último volume da série napolitana, a aclamada autora Elena Ferrante finaliza a história de vida de Lenu e Lina e de todos os personagens do bairro de Nápoles. Os personagens caminham agora da maturidade à velhice. A amizade entre Lenu e Lina, que foi a força que as fez evoluir apesar da violência do bairro, é também a responsável por toda a dor que rodeou as personagens durante toda a saga, e, continua aqui, a atingir o seu ápice. História da menina perdida é o final que o leitor esperava, com a dureza e a força que aprendemos a identificar nas personagens de Ferrante, sem rodeios."

O enredo segue a mesma linha dos anteriores, progredindo aos poucos, fazendo agora a transição da fase adulta para a velhice. Várias partes possuem muita enrolação, o que me deixou um pouco cansada, mas continuei firme, querendo saber os culpados de toda a violência sofrida por vários personagens ao longo da série. Infelizmente, a verdade é que fiquei muito decepcionada por nada ter sido revelado (ainda mais que eu havia feito várias suposições e nunca vou saber o que, de fato, aconteceu). A história sugere que tem algo ocorrendo no bairro, algumas conspirações que tentam esconder da Lenu e, no fim, nada. Sinceramente, achei que este livro só veio para me fazer sentir raiva (nada é descoberto, os personagens que eu já odiava - quase todos, kkkk - só me fizeram odiá-los ainda mais e ficaram várias pontas soltas e sem explicação). Não estou dizendo que é ruim, mas achei extremamente frustrante. Enfim, valeu a pena ter lido a série, como um todo, mas só indico para quem tem paciência e não tem a síndrome de Sherlock Holmes, como eu.  

Número de páginas: 480

Nota: 4/5


2. O Homem Sussurro - Alex North


O segundo escolhido foi "O Homem Sussurro", do autor Alex North. Ouvi falar super bem sobre ele e a sinopse me interessou muito. Baixei o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Ainda arrasado após a perda da esposa, Tom Kennedy se muda com o filho Jake para o pacato vilarejo de Featherbank, em busca de um recomeço mais do que necessário. Mas Featherbank tem um passado tenebroso. Vinte anos antes, um pervertido assassino em série sequestrou e matou cinco meninos. Até finalmente ser pego. O assassino era conhecido como “O Homem-Sussurro”. Claro, um crime antigo não deveria incomodar Tom e Jake, que pretendem tão somente se estabelecer na nova casa. Só que agora outro garoto desapareceu. E, depois, Jake começa a agir de modo estranho. Ele diz que ouve um sussurro na janela..."

Achei que o enredo se desenrola muito lentamente e não conseguiu me prender tanto, apesar de ser instigante. Por se tratar de um romance policial/suspense/thriller, esperava um pouco mais de ação, então acabei demorando a terminá-lo, o que me atrasou nas leituras planejadas. Ao longo da história há algumas ocorrências "sobrenaturais", e algumas reviravoltas, que aparecem mais ao final. Quanto aos atos criminosos, não achei que foram bem explicados (as motivações, a escolha das vítimas, entre outras coisas). No mais, um bom livro, mas não entrou para minha lista de favoritos. 

Número de páginas: 420

Nota: 4/5


3. Mentirosos - E. Lockhart

O terceiro escolhido foi "Mentirosos", da autora E. Lockhart. Ainda não o conhecia mas resolvi ler porque li muitos elogios sobre ele. Baixei o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu."

O enredo começa de forma um pouco confusa, com algumas partes em poemas ou em forma de contos de fadas. Aos poucos fui entendendo, mas não me afeiçoei a nenhum personagem visto que foram pouco desenvolvidos - toda a família é muito chata e interesseira. Os lapsos de memória da protagonista me irritaram um pouco também, fora os diálogos meio sem noção entre os "mentirosos" (intitulação que, inclusive, não entendi o porquê, dado que já se denominavam assim antes do acontecimento principal da trama). A história é arrastada, os fatos demoram a ser revelados e, quando houve uma surpresa ao final, só consegui ter mais raiva ainda de todo mundo no livro (afinal, que ideia foi aquela!?). Enfim, não achei nada demais, embora tenha conseguido me deixar curiosa e, em certo nível, surpreendida.

Número de páginas: 272

Nota: 3/5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário