quinta-feira, 3 de abril de 2025

Leituras Março - 2025

Olá gente, tudo bem?

Março acabou e, hoje, vim falar sobre os livros lidos neste mês. Ao todo, foram dois, sendo ambos romances policiais/thrillers.


1. A Vegetariana - Han Kang

O primeiro escolhido foi "A Vegetariana", da autora Han Kang. Sempre ouvi falar bem sobre este livro e estava curiosa para ler há anos. Assim, quando consegui baixar o e-book no aplicativo Aya Books, logo o encaixei nas minhas leituras do mês. 

Sinopse: "“…Eu tive um sonho”, diz Yeonghye, e desse sonho de sangue e escuros bosques nasce uma recusa vista como radical: deixar de comer, cozinhar e servir carne. É o primeiro estágio de um desapego em três atos, um caminho muito particular de transcendência destrutiva que parece infectar todos aqueles que estão próximos da protagonista. A vegetariana conta a história dessa mulher comum que, pela simples decisão de não comer mais carne, transforma uma vida aparentemente sem maiores atrativos em um pesadelo perturbador e transgressivo. Narrado a três vozes, o romance apresenta o distanciamento progressivo da condição humana de uma mulher que decidiu deixar de ser aquilo que marido e família a pressionaram a ser a vida inteira."

O livro é relativamente pequeno, dividido em 3 partes, cada uma narrada por um personagem diferente - o marido, o cunhado e a irmã da protagonista. A leitura é interessante e instigante, mas senti falta de um capítulo que se aprofundasse mais na protagonista, mostrando também o seu ponto de vista, além de um porquê para o enredo (só entendi que era sobre o controle do corpo feminino). Confesso que li achando tudo muito estranho (e pesado, em algumas partes), esperando por um plot twist que não veio, pois o final ficou em aberto. Esperava bem mais.

Número de páginas: 176

Nota: 3/5


2. Medeia Morta - Cláudia Lemes

O segundo escolhido foi "Medeia Morta", da autora Cláudia Lemes. Gosto bastante dos livros dela e estava louca para ler este também. Baixei o e-book gratuitamente em um site, e logo o encaixei nas minhas leituras do mês.

Sinopse: "Quando Medeia, a ex-professora de literatura de Ian, é assassinada, ele sente o mundo desmoronar. Além de ser o principal suspeito, o jovem estava apaixonado por ela, e agora a relação proibida dos dois, que até então era mantida em segredo, tornou-se pública. Deprimido, Ian é atacado na mídia e nas redes sociais enquanto espera o desenrolar da investigação. Mas tudo muda quando ele recebe uma carta misteriosa escrita por ninguém menos que a própria Medeia. A correspondência está repleta de referências aos filmes e livros policiais que ela tanto adorava. Agora, caberá a Ian desvendar o conteúdo oculto das mensagens de Medeia, descobrir a verdade por trás do crime e vingar a morte de sua amada."

O enredo é fluido, bem escrito e instigante, e mescla o passado e o presente dos personagens, mostrando diferentes pontos de vista. Envolve temas polêmicos e pesados, como o relacionamento amoroso entre uma professora e seu aluno, violência doméstica e assassinatos. Confesso que achei algumas partes exageradas e pouco críveis, além de ter considerado os detetives da polícia péssimos e o enredo ter terminado com algumas pontas soltas. Ainda assim, gostei do livro, que possui vários plot twists surpreendentes e inesperados. Não achei que é o melhor livro da autora, mas recomendo a quem gosta do gênero.

Número de páginas: 288

Nota: 4/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário