quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Leituras Agosto - 2024

Olá gente, tudo bem?

Agosto acabou e vim, finalmente, falar sobre os livros lidos neste mês. Ao todo, foram dois, sendo um romance e um romance policial/suspense.


1. Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho


O primeiro escolhido foi "Veronika Decide Morrer", do autor Paulo Coelho. Nunca havia lido nada dele, então foi a minha primeira experiência. Peguei o livro emprestado com um amigo e logo o encaixei nas minhas leituras do mês.

Sinopse: "Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar. Só que ela acorda – e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas. Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika Decide Morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera “normal”."

Um livro que me surpreendeu! Possui uma leitura fluida, de fácil entendimento, e um enredo super instigante - tanto que o li rapidamente. Apesar de falar sobre a "loucura", achei que tudo possui muita lógica e coerência, e concordei com várias passagens. Considerei algumas cenas pesadas e outras um pouco desnecessárias. O final é abrupto e não explica muita coisa, mas me agradou. Pretendo ler outros livros do autor. 

Número de páginas: 208

Nota: 4/5


2. Oito Assassinatos Perfeitos - Peter Swanson


O segundo escolhido foi "Oito Assassinatos Perfeitos", do autor Peter Swanson. Ele estava na minha lista de leituras faz tempo, então achei o e-book e o baixei gratuitamente, no aplicativo Aya Books.

Sinopse: "Na trama, um livreiro se vê envolvido em uma investigação do FBI, pois um assassino dotado de uma mente doentia e brilhante passa a seguir sua lista com os assassinatos mais engenhosos da ficção policial. Há algum tempo, antes de se tornar sócio da Livraria Old Devils, localizada em Boston – uma meca para os fãs de mistério –, o aficionado por romances policiais, Malcolm Kershaw, também conhecido como Mal, escreveu um artigo para o blog da livraria com uma lista dos assassinatos literários mais insolúveis, quase impossíveis de serem decifrados – que ele chamou de “Oito Assassinatos Perfeitos”. Para surpresa de Mal, Gwen Mulvey, uma agente do FBI, bate à sua porta em um dia de inverno em fevereiro. Ela quer sua ajuda para desvendar uma possível relação dessa antiga lista com uma série de assassinatos não solucionados. E Gwen não é a única que tem interesse por esse livreiro... O assassino está lá fora, observando cada um de seus passos."

O livro possui uma leitura fluida e instigante. Infelizmente, achei que o ritmo vai caindo com o passar das páginas, pois tem bastante enrolação e uma infinidade de citações de outros livros (e ainda dá "spoilers" deles). O enredo é um pouco fantasioso e exagerado, mas apresenta vários suspeitos e alguns plot twists vão aparecendo à medida que a leitura avança, o que me agradou. Estava esperando por um final chocante, mas as minhas expectativas definitivamente não foram atendidas. Enfim, nada além de um bom passatempo. 

Número de páginas: 312

Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário