sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Leituras Dezembro - 2021

Olá gente, tudo bem?

Último dia de dezembro e vim falar sobre os livros lidos este mês. No total, foram quatro, sendo três romances policiais/suspenses e um livro de contos. 

1. Sangue Ruim - E. O. Chirovici


O primeiro escolhido foi "Sangue Ruim", do autor E. O. Chirovici. Por ter gostado muito de O Livro dos Espelhos, estava louca para ler este também, que foi lançado por aqui recentemente. Baixei o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Por mais fundo que estejam enterradas, algumas verdades sempre vêm à tona. Em Sangue ruim, um renomado psicólogo se embrenha em uma investigação para desvendar um crime do passado. Em uma noite chuvosa em Nova York, o psicólogo James Cobb concede uma palestra sobre a arte de recuperar uma memória perdida. Depois do evento, ele é abordado por um desconhecido. O homem é Joshua Fleischer, um respeitado filantropo norte-americano que está à beira da morte e precisa desvendar um mistério: quarenta anos antes, ele acordou em um quarto de hotel com uma mulher morta e nenhuma lembrança do que aconteceu. Ele não pode morrer sem saber se não passou de uma testemunha ou se foi o assassino. Joshua sabe que não pode confiar na própria memória. Muito menos em outras pessoas. Então, como saber o que de fato aconteceu naquela noite? Intrigado, James começa a desenrolar os fios emaranhados desse mistério de décadas atrás. Mas todos os envolvidos têm histórias diferentes a contar e cada fato que ele descobre tem várias interpretações. Conforme seu interesse se torna uma obsessão e segredos de seu próprio passado são trazidos à tona, ele começa a suspeitar que alguém enterrou a verdade fundo o suficiente para escondê-la para sempre."

Gosto da escrita do autor, que é fluida e de fácil compreensão. O enredo é instigante e prendeu a minha atenção - estava curiosa para saber o desfecho da investigação. Começou muito bem, com um mistério a ser resolvido, mas achei que ficou um pouco confuso após a metade - são muitos personagens, cada um tem uma versão diferente sobre os fatos e tudo vira um beco sem saída. O final me decepcionou um pouco pois muita coisa não foi explicada e outras eu não "engoli". É bom, mas não ótimo.

Número de páginas: 266

Nota: 4/5


2. As Musas - Alex Michaelides


O segundo escolhido foi "As Musas", do autor Alex Michaelides. Como gostei muito de A Paciente Silenciosa, estava curiosa para ler este também, que foi lançado recentemente por aqui. Baixei o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Edward Fosca é um assassino. Disso Mariana tem certeza. Mas Fosca é intocável. Esse belo e carismático professor de tragédia grega na Universidade de Cambridge é adorado tanto pelos funcionários quanto pelos alunos da instituição - principalmente pelas integrantes de uma sociedade secreta de alunas conhecida como “As Musas”. Mariana Andros é uma brilhante terapeuta de grupo assombrada por tragédias pessoais. Ela fica obcecada pelas Musas quando uma de suas integrantes, Tara, é encontrada morta a facadas. Mariana, como ex-aluna de Cambridge, logo suspeita que, por trás da beleza do prédio medieval que abriga a instituição secular e suas antigas tradições, repousa algo sinistro. E acaba se convencendo de que, apesar de ter um álibi, Edward Fosca é o responsável pelo assassinato. Mas por que o professor teria como alvo uma de suas alunas? E por que ele continua retornando aos ritos de Perséfone e sua jornada ao Submundo? Quando outro cadáver é encontrado, a obsessão de Mariana em provar a culpa de Fosca sai do controle, ameaçando destruir sua credibilidade, além de seus relacionamentos mais próximos. Mesmo assim, ela está determinada a deter esse assassino, ainda que lhe custe tudo, inclusive a própria vida."

Gosto muito da escrita do autor, que é fluida, instigante e com capítulos pequenos. A trama é um pouco arrastada e a ação está mais concentrada na segunda metade do livro. A maioria dos personagens é pouco cativante ou não acrescenta quase nada ao longo do enredo, com ações que não fizeram muito sentido. O final me surpreendeu em parte, mas achei a explicação difícil de aceitar e ficaram várias pontas soltas. Não é ruim e conseguiu me prender, mas confesso que esperava mais. 

Número de páginas: 350

Nota: 4/5
 

3. As Sombras de Outubro - Soren Sveistrup


O terceiro escolhido foi "As Sombras de Outubro", do autor Soren Sveistrup. Este estava na minha lista há séculos e finalmente o encaixei nas leituras do mês. Me interessei quando vi que era do roteirista de The Killing, uma das minhas séries policiais favoritas. Baixei o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos — e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia?"

Um livro bem escrito, com capítulos pequenos - é dinâmico, cheio de ação, e nada arrastado. O enredo é sensacional, instigante, assustador, impactante, e vários suspeitos vão surgindo durante a investigação. Os personagens são bem desenvolvidos e o desfecho é muito bom e, em certo ponto, emocionante. Não ficaram pontas soltas, o início foi explicado, e conseguiu me surpreender (não em relação ao assassino, mas ao motivo dos crimes). É um livro grande, mas impossível de largar. Recomendo demais, um dos melhores que li este ano!

* Depois que comecei a ler que eu descobri que existe a série baseada nele, na Netflix, chamada "O Homem das Castanhas". Já tinha ouvido falar super bem sobre ela e estou louca para assistir!

Número de páginas: 609

Nota: 5/5


4. Lembranças de Natal - Diversas Autorias


O quarto escolhido foi "Lembranças de Natal", que possui quatro contos, cada um de um autor. Comprei o e-book na Amazon, por R$5,99. 

Sinopse: "Em Lembranças de Natal, você irá encontrar quatro histórias de amor, superação, unidos em um mesmo tema: a magia do Natal. Se você gosta de romances e histórias contemporâneas e de Natal, você tem muitos motivos para ler."

Eu amo histórias de Natal e, com este livro, não foi diferente. Os contos são pequenos, super bem escritos e gostosos de ler - tanto que só levei um dia para finalizar. Todos contam com ótimos personagens e uma boa dose de romance, do jeito que eu gosto. Sinceramente, não sei escolher qual foi o meu favorito. Adorei!

Número de páginas: 119

Nota: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário