quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Leituras dezembro - 2020

Olá gente, tudo bem?

Último dia de dezembro e vim falar sobre os livros lidos neste mês. Ao todo foram quatro, sendo um suspense e três romances. Fiquei super satisfeita porque consegui ler vários que estavam "empacados" há muito tempo, além de finalizar o ano com um número bom de leituras (foram 48!).  

1. O Iluminado - Stephen King


O primeiro escolhido foi "O Iluminado", do autor Stephen King. O livro é do meu marido e, após anos parado na estante, resolvi parar de enrolar. Algo que me desanimava um pouco era o fato de já ter assistido ao filme (sempre perco um pouco a graça quando já sei o enredo) mas, mesmo assim resolvi ler para entender melhor alguns acontecimentos. 

Sinopse: "Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal."

Eu gosto muito de suspenses e o enredo conseguiu me prender pois possui passagens bem aterrorizantes. No entanto, confesso que bateu o desânimo diversas vezes durante a leitura porque demora demais a acontecer alguma ação - mesmo que o livro não seja muito grande, pareceu uma eternidade. O enredo é similar ao do filme, mas possui um melhor aprofundamento dos personagens e muitos acontecimentos diferentes, então achei que valeu a pena lê-lo. Algumas coisas ficaram exageradamente sobrenaturais e faltaram algumas explicações mas, no mais, é instigante e um bom livro. 

Número de páginas: 313

Nota: 4/5


2. Teto Para Dois - Beth O'Leary


O segundo escolhido foi "Teto Para Dois", da autora Beth O'Leary. Sempre ouvi falar super bem sobre ele e estava curiosíssima para ler. Consegui o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?"

Enredo fluido, leve e divertido, com personagens bem construídos e carismáticos. Li ele rapidamente e gostei bastante. Achei alguns acontecimentos pouco críveis, mas nada que tenha atrapalhado sua leitura. Confesso que, muitas vezes, me senti lendo Sophie Kinsella, principalmente devido à passagens mais cômicas. O final não é muito surpreendente - algo típico em romances -, mas adorei o desenvolvimento do casal principal e recomendo!

Número de páginas: 400

Nota: 5/5


3. Um Lugar Bem Longe Daqui - Delia Owens

O terceiro escolhido foi "Um Lugar Bem Longe Daqui", da autora Delia Owens. Desde que este livro foi lançado que eu estava louca para lê-lo e acabei encaixando outros na frente, então resolvi parar de enrolar, finalmente. Consegui o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto. Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda."

Este livro me deixou sem palavras! Estava com altas expectativas nele e preciso dizer que fui muito surpreendida! Não gosto de enredos descritivos, mas é tudo narrado de uma forma tão peculiar, que eu amei. Por ser uma história muito tocante, cheia de abandonos, vidas difíceis, preconceitos e pessoas ruins, fiquei revoltada e nem preciso dizer que chorei diversas vezes, né!? Algo que eu não sabia é que existia uma investigação policial no enredo, adicionando certa ação ao mesmo. O final não me surpreendeu muito e ficaram algumas pontas soltas mas eu amei e recomendo demais!

Número de páginas: 336

Nota: 5/5


4. Até que a Culpa nos Separe - Liane Moriarty


O quarto escolhido foi "Até que a Culpa nos Separe", da autora Liane Moriarty. Estava para lê-lo há mais de um ano e decidi que, finalmente, tinha chegado a hora, kkkkk. Consegui o e-book gratuitamente na internet. 

Sinopse: "Amigas de infância, Erika e Clementine não poderiam ser mais diferentes. Erika é obsessivo-compulsiva. Ela e o marido são contadores e não têm filhos. Já a completamente desorganizada Clementine é violoncelista, casada e mãe de duas adoráveis meninas. Certo dia, as duas famílias são inesperadamente convidadas para um churrasco de domingo na casa dos vizinhos de Erika, que são ricos e extravagantes. Durante o que deveria ser uma tarde comum, com bebidas, comidas e uma animada conversa, um acontecimento assustador vai afetar profundamente a vida de todos, forçando-os a examinar de perto suas escolhas — não daquele dia, mas da vida inteira."

Como todos os livros da autora, se trata de um drama familiar, e conseguiu prender a minha atenção. O enredo gira em torno de um acontecimento que só é revelado depois da metade do livro, então tem uma enrolação básica, enquanto são mostradas as consequências deste evento na vida de cada personagem. Não esperava o que seria a revelação e preciso dizer que conseguiu me surpreender. Amo a habilidade da autora de sempre conseguir conectar vários fatos isolados que, no final, fazem muito sentido. Considerei bem escrito e instigante, com personagens bem desenvolvidos - e um tanto estranhos. Gostei!

Número de páginas: 464

Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário