sábado, 30 de maio de 2020

Leituras maio - 2020

Olá gente, tudo bem?

Maio acabando e vim falar sobre os livros lidos neste mês. Ao todo foram quatro, sendo dois romances e dois romances policiais/suspenses.

1. O Que Sabe o Coração - Jessi Kirby


O primeiro escolhido foi O Que Sabe o Coração, da autora Jessi Kirby. Não o conhecia mas como o Kindle estava disponibilizando vários livros gratuitos, inclusive este, baixei para ler, afinal a sinopse havia me interessado.

Sinopse: "Quinn Sullivan perdeu o primeiro amor de sua vida quando seu namorado Trent morreu em um acidente. Para tentar virar a página, ela entrou em contato com as pessoas que receberam seus órgãos doados. Alguns responderam às suas cartas, mas a pessoa que parece mais importante para Quinn, aquela que recebeu o coração de Trent, não apareceu. Colton Thomas, de 19 anos, passou a maior parte dos últimos anos no hospital à espera de um transplante de coração. Agora que finalmente obteve esse transplante, ele está recuperando sua força, determinado a não olhar para trás. Não quer saber nada sobre a pessoa que teve que morrer para ele viver, apenas deseja seguir em frente. Mas Quinn não consegue aceitar o silêncio de Colton. A essência de alguém, ela sempre acreditou, está no coração. Mesmo correndo o risco de quebrar o protocolo de proteção à privacidade, ela se aventura a encontrar Colton na esperança de finalmente ter paz. Mas uma conversa inócua e casual entre os dois se transforma rapidamente em uma atração... Para piorar a situação, Colton não sabe tudo sobre eles. Seu desejo de viver deixa Quinn fora de seus meses de tristeza, mas dá-lhe a impressão de estar dividida entre honestidade e traição imensa. Seja qual for o seu sentimento por Colton, aquele coração, em cada batida, sabe tudo o que ela perdeu."

O livro possui uma leitura bem fluida e dinâmica, o que fez com que eu conseguisse lê-lo rapidamente (finalizei em torno de 3 dias). O enredo é muito bonito, emocionante e com personagens bem fundamentados. Como todo romance, possui uma carga dramática e sentimental bem presente, mas de um jeito leve e gostoso de ler, nada cansativo. Conseguiu me surpreender. Gostei muito e recomendo!

Número de páginas: 320

Nota: 5/5



2. O Caso Caravaggio - Daniel Silva


O segundo escolhido foi O Caso Caravaggio, do autor Daniel Silva. Comprei este e-book em outubro de 2018 e resolvi, finalmente, parar de enrolar para lê-lo. Sempre quis ler algum livro do autor pois são sempre bem avaliados.

Sinopse: "Gabriel Allon, lendário espião e restaurador de arte, está em Veneza para recuperar um altar quando recebe uma convocação urgente da polícia italiana. Seu amigo, o excêntrico negociante de arte Julian Isherwood, se deparou com uma cena de assassinato no lago Como e foi detido como suspeito. Para salvá-lo, Allon só precisa realizar uma simples tarefa: encontrar a pintura desaparecida mais famosa do mundo.A questão é: às vezes, a melhor maneira de encontrar uma obra-prima roubada é roubando outra...O homem assassinado é um espião inglês decadente com um segredo: vendia obras de arte roubadas para um misterioso colecionador. Entre as pinturas está a mais emblemática obra de todas: Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio.Para recuperar o Caravaggio e descobrir a identidade do colecionador, Allon embarca em uma jornada ousada."

Comecei o livro bem empolgada pois adoro livros de ação e conspirações, mas confesso que aos poucos fui desanimando. Achei ele bem escrito, mas extremamente cansativo, citando vários locais (parecia um guia turístico), personagens que eu não sabia nada sobre (ele faz parte de uma série e com certeza eu deveria ter lido os anteriores previamente, visto que tem várias referências a outros casos), então fiquei muito confusa. Também achei que a investigação se perde um pouco em detrimento de outros assuntos, ficando pouca coisa explicada. Após terminá-lo, até achei que o final salvou a leitura mas, infelizmente, não foi dos meus livros favoritos. 

Número de páginas: 352

Nota: 3/5



3. Marionete - Daniel Cole


O terceiro escolhido foi Marionete, do autor Daniel Cole. Ele faz parte de uma trilogia, sendo o segundo, após Boneco de Pano. Quando li o primeiro livro, não gostei do final, apesar de ter gostado do enredo, e nem pretendia ler a continuação, mas como o Kindle o disponibilizou gratuitamente, acabei baixando e pegando para ler (sou dessas! kkkkk).

Sinopse: "Muitos meses se passaram, mas a detetive Emily Baxter ainda lida com as cicatrizes do chocante caso Boneco de Pano e com o desaparecimento de seu amigo William Fawkes, o Wolf. Apesar da relutância em se envolver em outra investigação horrenda, ela é convocada para uma reunião com o FBI e a CIA, onde é surpreendida com fotografias macabras de um corpo retorcido em uma pose familiar, pendurado na ponte do Brooklyn, com a palavra “isca” entalhada no peito. Logo em seguida, uma nova vítima surge em condições idênticas. Só que, dessa vez, o corpo do assassino também se encontra na cena do crime, com a palavra “marionete” entalhada no tórax. Quando a pressão da mídia e da opinião pública se intensifica, Baxter recebe a ordem de cruzar o Atlântico e ajudar na investigação. Enquanto as mortes se multiplicam tanto em Nova York quanto em Londres, a força-tarefa se vê impotente e Baxter precisa vencer o medo que a paralisou no último ano para impedir o sacrifício de mais vidas."

Assim como em o Boneco de Pano, o livro já começa pegando fogo, mas um pouco confuso. Aos poucos, os acontecimentos vão sendo explicados - o enredo começa no final e depois volta no tempo. Por ser parte de uma trilogia, é necessário ter lido o anterior pois há muitas referências a ele. No geral, gostei bastante do livro, que é bem instigante, embora violento. O final ficou em aberto e achei um pouco confuso, mas acredito e espero que venham algumas explicações no próximo livro, que planejo ler quando for lançado no Brasil.  

Número de páginas: 352

Nota: 4/5



4. Minhas Três Primaveras - R. Christiny


O quarto escolhido foi Minhas Três Primaveras, da autora R. Christiny (sim, livro nacional!). Já conhecia a escrita dela por ter lido a série Não Conte a Ela e, por ter gostado, baixei este gratuitamente no Kindle também. 

Sinopse: "Alguns sorrisos são muito mais do que simples curvas. Às vezes, eles também podem proferir grandes ameaças.”Meu nome é Luz, mas há um paradoxo em meu nome. Se você observar mais de perto, verá que a minha vida é uma angustiante escuridão. As minhas escolhas não foram as mais sábias e os meus amores foram os mais errados.Eu sempre acreditei que a morte viria de uma única vez, paralisando o coração e impedindo a respiração. Pensei que a dor fosse súbita e implacável, mas isso é uma terrível mentira. A morte pode dar um golpe fatal ou pode corroer seu corpo e sua mente, te lançando no abismo da loucura antes mesmo que você possa dar seu último suspiro.Minha vida foi marcada por três primaveras, e sei que antes de eu terminar de contar minha história, você já estará se questionando se ela é de fato real e irá querer saber como pude suportar tanta dor por todos esses anos, mas a verdade é que eu não suportei. Eu já estou morta, e foi em 1983 que eu comecei a morrer."

Preciso começar dizendo que este livro é muito intenso, com muitas cenas pesadas de violência. A escrita é fluida, mas não foi muito fácil de se ler. Além da violência, achei algumas passagens muito lentas e pouco críveis - como podem existir tantos personagens tão doentes e pirados? Fiquei bem indignada, ainda mais pelo final, que me deixou super frustrada (confesso que esperava algum tipo de redenção ou algo mais feliz). No mais, é uma leitura envolvente e dramática, com muita carga emocional, mas os personagens não me convenceram e algumas situações ficaram meio fora da realidade para mim. Apesar de se passar em outra época, achei que possui uma temática bem atual. 

Número de páginas: 398

Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário