Olá gente, tudo bem?
Janeiro acabando e vim falar sobre os livros que li esse mês. No total foram seis, sendo quatro romances policiais/suspenses e dois romances.
1. À Beira da Loucura - B. A. Paris
O primeiro escolhido foi À Beira da Loucura, da autora B. A. Paris. É o segundo livro dela que leio - não gostei muito do primeiro, Entre Quatro Paredes, mas resolvi dar uma nova chance visto que a sinopse me despertou muito interesse. Comprei o e-book em promoção no Kindle, por R$11,96.
Ao voltar para casa, debaixo de uma forte tempestade, após uma confraternização com os amigos do trabalho, Cass resolve passar por um trecho perigoso e se depara com um carro parado no acostamento com uma mulher ao volante. Ela suspeita que o carro da mulher tenha estragado e tenta ajudar, mas como a mulher não se manifesta, ela acaba indo embora. No entanto, no dia seguinte, descobre que ela foi assassinada. A partir daí, Cass se sente extremamente culpada e com medo de revelar o fato ao seu marido ou à polícia, ainda mais quando começa a receber telefonemas suspeitos quando está sozinha em casa, além de sentir observada. Sem poder se abrir com ninguém, ela começa a duvidar de sua sanidade e a desconfiar que está sendo perseguida pelo assassino.
Achei a premissa do livro muito legal, mas me decepcionei ao finalizá-lo. No começo, não conseguia parar de ler (a escrita é fluida e de fácil compreensão), mas a história vai ficando arrastada e repetitiva. Os fatos que ocorrem são um pouco sem sentido, e a protagonista é muito lerda (só vai pela cabeça dos outros e se questiona o tempo todo, o que foi me cansando). A explicação para tudo é muito previsível e o assassinato, que era o que mais interessava, quase foi esquecido ao longo da trama. Enfim, era pra ter sido um livro ótimo se tivesse sido melhor desenvolvido.
Número de páginas: 350
Nota: 3/5 (achei previsível e sem nexo).
2. Você - Caroline Kepnes
O segundo escolhido foi Você, da autora Caroline Kepnes. Já havia comprado o e-book há vários meses em uma promo (R$14,90) e acabei adiando a sua leitura, até que vi que a série tinha sido lançada na Netflix (aí eu corri para ler antes de assistir à série, kkkkkk).
O enredo é contado sobre o ponto de vista de Joe, que trabalha em uma livraria, e que se torna obsessivo com Beck, uma cliente que entra em seu local de trabalho para comprar um livro. Ele é puramente um "stalker", e além de a seguir na rua, vigia todas as suas redes sociais e vive interferindo em sua vida, até conseguir o que quer, um relacionamento com ela. No entanto, Beck não é muito confiável e muito influenciável, o que acaba suscitando mais ciúmes e obsessão por parte de Joe.
Na minha opinião, o livro é bem diferente de tudo que já li. A leitura é fluida, embora muitas vezes a narrativa fique arrastada, e os personagens são muito estranhos (um louco obsessivo com um palavreado meio forte e uma egocêntrica, viciada em receber atenção). O final foi bem perturbador, mas achei um pouco sem nexo - estou ansiosa para ler a continuação. Ao assistir a série, percebi que muitas coisas foram alteradas, mas a essência é basicamente a mesma, com um pouco mais ação e empatia pelos personagens - por isso, digo que preferi a série ao livro. Recomendo ambos.
Número de páginas: 384
Nota: 4/5 (recomendo, é um livro bem perturbador e diferente).
3. Férias - Marian Keyes
O terceiro escolhido foi Férias, da autora Marian Keyes. Baixei o e-book no Kindle Unlimited e só depois descobri que é a sequência do livro Melancia (nem sabia que havia mais livros sobre a família Walsh, kkkkk).
Esse narra a história de Rachel Walsh, a irmã do meio (são 5 ao todo). Ela tem 27 anos, vive em Nova York e adora uma farra. Após ser acusada de ser uma toxicômana por sua até então melhor amiga e companheira de balada e apartamento, perder o emprego e o namorado Luke, sua família a interna no Claustro - uma clínica de reabilitação. Como não tem nada a perder, ela topa ir, com o único objetivo de tentar relaxar e até ver famosos internados lá, apesar de afirmar que não é viciada em drogas. O problema é que, após aceitar as condições da clínica, ela percebe que o lugar não é bem o que ela imaginava, e acaba descobrindo muitas coisas sobre si mesma, além de paquerar outro interno, Chris.
Achei o livro muito legal. Apesar de ser grande e enrolar um pouco, é bastante divertido (ri demais da calça de couro, embora não tenha sido explicado o porquê do rodízio). Rachel é muito engraçada e só se mete em furada, e eu adorei o Luke! O final é previsível, mas mesmo assim recomendo para quem gosta do gênero.
Número de páginas: 560
Nota: 5/5 (muito divertido!).
4. Os Relógios - Agatha Christie
O quarto escolhido foi Os Relógios, da autora Agatha Christie. Ele estava na minha lista há muito tempo e finalmente o peguei emprestado no Kindle Unlimited.
O enredo gira em torno do assassinato de um estranho, dentro da casa de uma cega. Uma estenógrafa é requisitada para um serviço na casa de uma cega mas, ao chegar lá, se depara com a casa vazia, com a exceção de um morto no chão do escritório, onde há vários relógios e apenas um marcando o horário diferente dos demais. A dona da casa, ao chegar, afirma que não havia requisitado nenhum serviço e que não conhecia o morto em questão. A partir daí, Colin Lamb, que estava passando pela rua, se torna um ajudante para tentar solucionar o mistério, tendo como conselheiro o detetive Hercule Poirot.
A premissa do livro é muito empolgante e não conseguia parar de ler, até que foi ficando meio sem sentido (há uma trama paralela que desviou minha atenção e me incomodou). Colin Lamb só vive viajando e se preocupando com outros assuntos, e parece que o crime nunca será desvendado - o que só ocorre nas últimas páginas. Preciso dizer que foi o primeiro livro dela que achei previsível e um pouco decepcionante - confesso que até agora não entendi a relação dos relógios, kkkkk.
Número de páginas: 240
Nota: 3/5 (não gostei muito, enredo confuso, arrastado e previsível).
5. Sorrisos Quebrados - Sofia Silva
O quinto escolhido foi Sorrisos Quebrados, da autora Sofia Silva. Sempre tive curiosidade de lê-lo e resolvi parar de adiar, pegando-o emprestado no Kindle Unlimited.
O enredo gira em torno de Paola e André. Paola foi casada com Roberto e viveu um relacionamento extremamente abusivo, que deixou nela marcas tanto físicas quanto psicológicas. Já André possui uma filha de 4 anos (Sol) com problemas de socialização, e cuida dela apenas com a ajuda de seus pais, tendo um passado também muito tumultuado. Eles acabam se conhecendo na clínica onde Sol e Paola fazem acompanhamento psicológico, e aprendem muito um com o outro.
O livro é lindo e muito tocante. Algumas partes são mais pesadas - principalmente o início -, por tratar de assuntos polêmicos como violência doméstica, abandono, vícios e abusos. No entanto, há também partes mais leves e emocionantes, assim como levemente eróticas. Apesar de ser um clichê e bem previsível, eu gostei muito e recomendo. Chorei litros, é claro.
Número de páginas: 240
Nota: 5/5 (gostei muito!).
6. A Garota Perfeita - Mary Kubica
O sexto escolhido foi A Garota Perfeita, da autora Mary Kubica. É o primeiro livro dela que leio e o peguei emprestado no Kindle Unlimited, devido à sua alta nota de avaliação.
O enredo gira em torno de sequestro de Mia, filha de um proeminente juiz. Ela é professora de artes e, após levar um bolo do namorado em um bar, acaba conhecendo Colin, que a sequestra e a mantém prisioneira em uma cabana extremamente fria e afastada de tudo. O detetive Gabe é designado para o caso e, quando a encontra (o que já é informado no início do livro), ela está em estado de choque, e não se lembra de nada.
Gostei muito do enredo do livro, que conseguiu me prender, embora tenha sido cansativo em algumas partes - passei o livro todo esperando por uma reviravolta, que só acontece nas última páginas. Ele é narrado dos pontos de vista de Eve (mãe de Mia), Colin, Gabe, e Mia, intercalando antes e depois do resgate, o que eu gostei, embora tenha estragado a surpresa de que ela foi encontrada. Os capítulos são pequenos e a escrita é fluida. Carece de um pouco de ação, mas considerei um bom livro e pretendo ler outros da autora.
Número de páginas: 336
Nota: 4/5 (gostei, mas achei que faltou um pouco mais de ação...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário